Saber como escolher um inalador ou nebulizador é fundamental para ter um tratamento adequado, que corresponde às suas expectativas e necessidades. Entretanto, com tantas opções no mercado, a escolha pode ser realmente difícil.1
Pensando em ajudar você a tratar suas doenças respiratórias de forma eficaz, separamos algumas dicas para te ensinar sobre como escolher o inalador ou nebulizador mais adequado e conveniente para a sua necessidade.
Hoje você aprenderá:
● Como escolher seu nebulizador?
● Existem diferenças entre inalador ou nebulizador?
● Tipos de nebulizadores
● InAResp – o seu nebulizador portátil
● Por que usar um nebulizador portátil?
● Como o InAResp funciona?
● Onde comprar o InAResp?
Como escolher o nebulizador mais apropriado?
Com tantas opções de nebulizadores no mercado, pode ser difícil saber exatamente qual é o mais adequado para o seu tratamento. Felizmente, os médicos costumam indicar um tipo específico aos seus pacientes. Mas, se este não é o seu caso, ou se você tem dúvidas sobre a existência de opções melhores ou mais modernas, este artigo será de grande ajuda!
Há diversos tipos de nebulizadores na internet, em farmácias e lojas diversas por todo o país. Enquanto todos eles servem a um mesmo propósito, que é o alívio dos sintomas de doenças respiratórias, alguns correspondem de forma mais eficaz contra determinados problemas de saúde.1
Além disso, a tecnologia empregada pode facilitar a transmissão de partículas de medicamentos específicos, mas pode não ser adequada para determinados tipos de medicamentos. Há algumas variáveis envolvidas, que precisam ser analisadas pelo paciente e o médico responsável pelo tratamento.
Escolher o nebulizador adequado depende do conhecimento do paciente sobre o próprio problema de saúde e da recomendação do especialista. Por isso, é preciso unir essas informações e buscar o aparelho mais apropriado ao que você, ou a pessoa afetada por um problema respiratório, necessita.
Para escolher bem um inalador ou nebulizador, é preciso:1
● Entender os sintomas apresentados;
● Compreender a natureza do problema respiratório diagnosticado;
● Observar a medicação receitada;
● Seguir a orientação do seu médico;
● Respeitar a faixa etária do paciente.
Pontos que você precisa considerar:
As especificações de cada aparelho são importantes. Contudo, há outros pontos que devem ser levados em consideração para escolher o inalador ou nebulizador mais apropriado para sua necessidade, como por exemplo, a portabilidade.
A portabilidade faz a diferença¹
Um nebulizador portátil pode ser levado para praticamente qualquer lugar. É recomendável para pessoas que viajam com frequência, seja a trabalho ou a lazer, e também para pessoas com problemas respiratórios crônicos, pois elas podem precisar de nebulização a qualquer momento.
No caso do InAResp, o funcionamento do nebulizador portátil é a pilhas, o que traz flexibilidade e economia para o consumidor, que pode, por exemplo, utilizar pilhas recarregáveis.2
Além disso, trata-se de um aparelho silencioso, o que permite sua utilização em qualquer lugar, sem causar incômodo.
Existem diferenças entre Nebulizador e Inalador?
Não se engane, inaladores e nebulizadores podem ser considerados sinônimos. A única diferença é a nomenclatura empregada pela população. No entanto, o termo inalador se tornou muito mais popular ao longo dos anos e também se refere ao nebulizador.³
Ou seja, de maneira geral, não existem diferenças entre eles. O que existe, e é importante que você saiba disso, é a diferença nos tipos de medicamentos que podem ser utilizados em cada tipo de nebulizador.
O nome em si não importa, você pode chamar o aparelho como desejar. Mas é importante conhecer os diferentes tipos de nebulizadores, saber como funcionam e qual é mais indicado para o seu problema. De maneira geral, eles transformam um remédio líquido em uma névoa fina para serem inalados e chegarem aos pulmões.
Quais são os tipos de Nebulizador e como funcionam?7
Agora que você já sabe como escolher seu inalador ou nebulizador, precisa conhecer os tipos de nebulizador e entender melhor seu funcionamento.
Nebulizador por ar comprimido4
Como o nome sugere, este tipo de nebulizador utiliza ar comprimido para vaporizar o medicamento, que é inserido no copo acoplado à máscara em forma líquida. O vapor é então inalado pelo paciente e chega até os pulmões, aliviando sintomas de doenças respiratórias diversas.
Nebulizador ultrassônico4
Este modelo de nebulizador trabalha com vibrações de alta frequência para transformar o líquido em névoa. Assim, permite a geração de partículas menores que as criadas pelo nebulizador de ar comprimido.
Vale destacar que este tipo de nebulizador aquece os medicamentos utilizados. Portanto, ele é contraindicado para a nebulização de suspensões, como corticosteroides, soluções viscosas, certos antibióticos e quaisquer outros fármacos que são inativados ao serem aquecidos.3-5
Nebulizador de Malha Vibratória4
Já o nebulizador de malha vibratória é responsável por gerar as menores partículas, possibilitando uma melhor absorção pelo organismo. Dessa forma, as partículas geradas por este tipo de nebulizador conseguem penetrar mais profundamente em certas áreas do pulmão, onde as partículas maiores não alcançam6.
Outra vantagem do nebulizador de malha vibratória é que você pode ser utilizá-lo em conjunto com os medicamentos mais usuais no tratamento de infecções respiratórias, como os corticoides e antibióticos, mas sem interferir na sua eficácia.3-5
O InAResp é um nebulizador de malha vibratória, e além de oferecer os benefícios já citados, é portátil e silencioso. Por isso, você pode levá-lo para qualquer lugar. Seu uso é bastante simples, pois não precisa ser conectado à tomada, visto que funciona com pilhas2
● Nebulizador portátil que funciona através de pilhas.²
● Facilita a administração de medicamentos inalatórios.²
● Possui sistema de nebulização silencioso.²
● Proporciona conforto e praticidade.²
● Pode ser utilizado por adultos e crianças.²
O InAResp é o nebulizador portátil da Abbott que conta com alta tecnologia capaz de vaporizar a medicação em um tamanho de partícula que otimiza sua absorção e, dessa maneira, facilitar a penetração profunda nos pulmões. Por isso, seu uso oferece um tratamento respiratório de maior eficiência, com conforto e praticidade.2
Com funcionamento exclusivamente via pilhas, o sistema de nebulização ocorre de forma silenciosa. Além disso, seu design compacto e leve o torna fácil de desmontar e limpar, permitindo que as peças do InAResp possam ser lavadas em água corrente, com exceção do aparelho principal.2
Como o InAResp funciona?
Quando falamos de problemas no trato respiratório inferior, precisamos entender o seguinte: quanto menores as partículas, maior a capacidade do organismo de absorvê-las, já que elas fluem melhor pela região do pulmão. 5
O medicamento precisa ser quebrado nas menores partículas possíveis. Para que isso ocorra, o remédio passa através de uma malha minúscula que, através das vibrações, o transforma em uma névoa fina. Assim, o paciente pode inalar as menores partículas e sentir os efeitos mais rapidamente e de forma mais eficiente7.
Além disso, vale citar que o nebulizador de malha vibratória é silencioso, portátil e não necessita de uma fonte de ar comprimido.2
Onde comprar o InAResp?
Você pode comprar o nebulizador de malha vibratória InAResp em uma farmácia de sua confiança.
Como usar o Nebulizador Portátil InAResp?
Conecte a unidade principal ao reservatório de medicação e, em seguida, à máscara. Coloque a medicação no reservatório e verifique se o acessório está bem conectado. Aperte o botão para ligar o aparelho e proceder com a nebulização2.
Gostou? Aproveite para ler também:
InAResp: como higienizar o inalador corretamente
Inaresp: Conheça as vantagens de ter um nebulizador portátil
Conheça o InAresp, o nebulizador portátil da Abbott
Referências
1. Ari A, Fink JB. Guidelines for aerosol devices in infants, children and adults: which to choose, why and how to achieve effective aerosol therapy. Expert Rev Respir Med. 2011 Aug;5(4):561-72.
2. Abbott Laboratórios – Inaresp: nebulizador com rede vibratória: Manual de Instruções, 2019.
3. Pritchard JN, Hatley RH, Denyer J, Hollen DV. Mesh nebulizers have become the first choice for new nebulized pharmaceutical drug developments. Ther Deliv. 2018 Feb;9(2):121-136.
4. Ari A. Jet, ultrasonic, and mesh nebulizers: an evaluation of nebulizers for better clinical outcomes. Eurasian J Pulmonol. 2014;16:1–7.
5. Martin, AR; Finley, WH. Nebulizers for drug delivery to the lungs. December 2014 Expert Opinion on Drug Delivery 12(6). Disponível em:
6. Ayca Y-P; Carsten E. Advances in Pulmonary Drug Delivery. Pharmaceutics MDPI. 2020 Sep: 1-4 Acesso em: 03/09/2021.
7. Pritchard JN, Hatley RH, Denyer J, Hollen DV. Mesh nebulizers have become the first choice for new nebulized pharmaceutical drug developments. Ther Deliv. 2018 Feb;9(2):5.
INARESP
Nebulizador
Reg. Anvisa: 80146509050
Abbott Center | Central de Relacionamento com o Cliente 0800 703 1050 | abbottcenter@abbott.com
Material destinado ao público geral.
Dezembro/2021 – BRZ2213452